Introdução
Nesta sessão você encontra os principais questionamentos em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O Fórum de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (FDI), que tem por finalidade a troca de experiências entre as instituições e o assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Institucional do CONIF, considerando que o PDI é a ancora para o desenvolvimento institucional e ciente das dificuldades enfrentadas pela maioria das instituições para a elaboração do mesmo tomou a iniciativa de apresentar este trabalho com vistas a contribuir na construção do PDI na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Perguntas Frequentes
O que é o PDI e para o que ele serve?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.
O IFPE já tem um PDI?
O primeiro PDI foi construído no biênio 2008-2009 para o período de 2009 a 2013. Os trabalhos foram conduzidos por uma comissão constituída de servidores dos Campi e da Reitoria.
O que é obrigatório em um PDI?
Segundo o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, art.16, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:
I- missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
II-projeto pedagógico da instituição;
III-cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
IV-organização didático-pedagógica da instituição;
V-perfil do corpo docente;
VI-organização administrativa da instituição;
VII-infra-estrutura física e instalações acadêmicas;
VIII-oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial;
IX-oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
X-demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
Quem é o órgão responsável
O órgão do instituto responsável pelo desenvolvimento institucional, na maioria dos Institutos é a PRODIN ou PRDI, por sua natureza regimental é a área mais indicada para conduzir a construção do PDI, devendo ser a responsável também pela articulação, coordenação, acompanhamento e monitoramento do Plano.
Qual a Metodologia proposta para construção do PDI?
A metodologia proposta para construção do PDI passa pela estruturação de comissões, que eventualmente no processo de elaboração podem se subdividir em grupos de trabalho. As quais são: comissão de coordenação geral, subcomissões e comissões específicas ou temáticas, comissões temáticas locais dos Campi, comissão de logística.
Como posso participar da construção do PDI?
Você pode participar das discussões realizadas no seu Campus e na Reitoria, nos fóruns de discussão, audiências, rodas de conversas e diálogos públicos provenientes de ferramentas de comunicação virtual ou mandando suas sugestões e perguntas para caixa de texto da home pdi@ifpe.edu.br.
O que faz a comissão Central?
É a responsável por coordenar, orientar, acompanhar e monitorar os trabalhos das outras subcomissões, comissões bem como supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas do processo de elaboração do PDI.
Cabe ainda a comissão central a supervisão geral do processo; detalhamento das competências das demais comissões; especificação dos produtos dos trabalhos das demais comissões; definição dos critérios de escolha dos membros das comissões temáticas; articulação das subcomissões temáticas com as dos Campi; detalhamento da agenda; consolidação do documento final; articulação com o Conselho Superior e demais órgãos colegiados.
O que faz a comissão Temática ou Específica do Campus?
A comissão do Campus é responsável pela sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica; pelo apoio às comissões temáticas nas discussões e sistematização de propostas e apoio às comissões operacional e temáticas no levantamento de dados e informação do Campus; e pela elaboração da proposta do Campus quanto à oferta de vagas, planejamento de capacitação, infraestrutura e quadro de pessoal.
Quem participa da comissão Temática ou Específica do Campus?
A comissão do Campus poderá ser composta pelo Diretor-Geral, chefes de departamento, assessor da Direção-Geral e servidores dos segmentos técnico-administrativo, docente e discente.
O que fazem as comissões Temática ou Específica do Campus?
Serão responsáveis por fomentar, respaldar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão do tema, visando analisar, debater e coletar dados e proposições para elaboração dos documentos bem como a proposição de conteúdos para a elaboração das minutas parciais.
As comissões temáticas sistematizam as proposições da comunidade provenientes de ferramentas de comunicação virtual, audiências, fóruns formais, rodas de conversas e Diálogos públicos dos Campi; organizam e desenvolvem as discussões temáticas que subsidiarão o texto do PDI; e elaboram as minutas parciais do PDI.
As Comissões Locais serão responsáveis por divulgar e viabilizar atividades e eventos, publicizar informações e documentos, além de promover a realização de eventos e construção de propostas demandas das Subcomissões Específicas ou da Comissão Central. Devem ser constituídas por representantes do corpo docente, discente e técnico administrativo, além de representante(s) da gestão do Campus.
O que faz a comissão operacional?
Essa comissão dá suporte ao uso das ferramentas de comunicação virtual, à formatação e revisão de documentos e realização de eventos; realiza levantamento de dados e informações; divulga, monitora, registra e documenta as etapas do processo.