01 Perfil Institucional

1. PERFIL INSTITUCIONAL

Conforme definido pelo artigo 16 do Decreto Nº 5.773/2006, o Plano de Desenvolvimento Institucional deverá conter como conteúdo o Perfil Institucional:  Missão, Visão, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento

Artigo 16 do decreto 5.773/2006

Título da seção no índice do PDI Conteúdo da Seção
I. missão, objetivos e metas da instituição, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento 1. PERFIL INSTITUCIONAL 1.1 Apresentação da Instituição1.2 Histórico1.3 Missão e Visão  

Consulta Pública – Período da revisita e envio de Propostas de reconceptualização de Redação à Missão e Visão 

Prorrogado: Até 16.10.2015

missão-visão-e-valores (1)

MISSÃO 

Qual é a Missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco?  Se você não sabe porque a sua Instituição existe, pode ficar muito mais difícil definir uma estratégia de crescimento e ser conhecida pelos cidadãos e até mesmo pela sociedade.  Enquanto Autarquia Federal, recebemos da sociedade uma grande responsabilidade para funcionar como Instituição Federal de Educação. Por meio dessa concessão, colocamos-nos a serviço da sociedade, sem perder de vista que todo processo de Gestão só tem realmente sentido, se a missão institucional for atingida. Porém isso só acontece se os resultados alcançados refletir na vida dos estudantes, na vida da sociedade que anseia ver revertido os seus esforços em serviços públicos de qualidade.  Assim como em nossas vidas pessoais, temos que ter objetivos bem definidos e traçados, na Instituição não é diferente. Escrever uma Missão vai ajudar a Gestão, os servidores a terem muito mais clareza sobre seus propósitos, além de ter o poder de inspirar os seus colaboradores e parceiros.  Por isso uma boa definição da declaração da Missão é muito importante para a Instituição. Além de servir como base para a construção da estratégia de Planejamento(objetivos, metas e indicadores), a Missão também tem como finalidade esclarecer o benefício gerado pela Instituição à sociedade.  Os especialistas e as bibliografias sobre o tema recomendam que a Missão seja simples e curta, quase como se fosse um mantra, uma crença que orienta a existência da organização, para guiar toda a Instituição. É importante, também, que ela, a Missão, seja fácil de ser lembrada, o que permite ser melhor vivenciada, compartilhada e transmitida por todos os servidores envolvidos nas atividades da Entidade.  A Missão deve servir para orientar todos os servidores sobre o verdadeiro significado da organização onde trabalham. Quando todos conseguem esse mesmo entendimento e visualizam o mesmo horizonte, passam a remar em direção ao mesmo objetivo.  Quando todos do IFPE vivenciam diariamente o mesmo senso de propósito, abandonam o pensamento individualista e sentem orgulho em compartilhar a única missão, dando a sua colaboração, independente do cargo/função que ocupam.  Todas as vezes que lerem a Missão da Instituição, os servidores que nela trabalham vão se lembrar de que devem estar comprometidos e dedicados ao alcance dos objetivos propostos colocando à disposição da sociedade serviços cada vez melhores.  Há diversas definições para exemplos de missão, mas para a discussão do Perfil Institucional, vamos considerar esta: Missão é a razão da Instituição existir. É sua razão de ser, o que a Instituição faz. Como se pretende que a Instituição seja vista e reconhecida pela comunidade acadêmica e a sociedade.

Missão do IFPE 

Promover a educação profissional, científica e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com base no princípio da indissociabilidade das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com uma prática cidadã e inclusiva, de modo a contribuir para a formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável da sociedade.


 VISÃO

Além da Missão, uma Instituição que estar comprometida em oferecer serviços cada vez melhores a sociedade, deve também ter uma Visão de futuro, ou seja, ter muito claro quais são os objetivos que pretende atingir, considerando o PDI pelo menos nos próximos cinco anos,  com um ensino, pesquisa e extensão públicos, gratuitos e de qualidade, cujos resultados reflitam na vida dos estudantes, da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Visão: É a situação em que a Instituição deseja chegar. um estado futuro desejável à Instituição, em período definido de tempo.  objetivos

Visão do IFPE

Ser uma Instituição de referência nacional em formação profissional que promove educação, ciência e tecnologia de forma sustentável e sempre em benefício da sociedade.

Antes de descrever a Missão e Visão da Instituição em que você trabalha, pesquise, leia e se inspire nas referências de outros Institutos Federais  - Referências de Missão e Visão de outros Institutos Federais.

O espaço abaixo fica reservado para que você possa propor, caso assim entenda quando da revisita à Missão e a Visão do IFPE, uma nova proposta de redação.

Período da revisita e envio de Propostas de reconceptualização de Redação à Missão e a Visão – Até 10.11.2014. 

DEIXE SUA SUGESTÃO

Sugestões:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem